Ofereceram-me alguns dióspiros fora de época e como não aprecio este tipo de fruta costumo aplicá-la em cozinhados como bolos, gelatinas ou compotas. O facto de ser uma fruta que pode encortiçar a boca, prefiro não correr o risco e gastá-la desta forma, já o meu marido, adora esta fruta e farta-se de comer. :)
Esta receita que aqui vos deixo foi sofrendo alterações ao longo dos tempos para que fique o mais saudável possível. Por esse motivo fui reduzindo ao açúcar, eliminei a gordura e o sal e como já foi testada posso-vos garantir que fica muito bom.
É também uma receita muito económica visto que leva unicamente 1 ovo. Esta receita é também bastante prática de ser feita em robots de cozinha como na Bimbu, Yammi, cooki entre outras.
Ingredientes:
- 1 Ovo
- 200 g de açúcar amarelo (para ser mais saudável)
- 1 c. (de sopa) de manteiga para untar forma
- 4 dióspiros maduros (450 g de polpa)
- 1 c. (de chá) de canela
- raspa de ½ laranja grande
- 300 g de farinha
- 2 c. (de chá) de fermento
- ½ cháv. (de chá) de nozes picadas
Preparação:
Bata a gema e adicione progressivamente os seguintes ingredientes: açúcar, os dióspiros, a canela, a raspa de laranja. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim, introduza as nozes e junte a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher. Leve a cozer a 180º C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, aproximadamente 1 hora. Desenforme depois de frio e polvilhe com açúcar em pó.
Truques:
Quando quiser que um bolo fique molhado utilize a seguinte técnica: Vire o bolo ao contrário e encharque-o com meio copo de água morna com uma colher de chá de açúcar e canela. Volte novamente o bolo e quando o partir verá que a base do bolo estará molhada e contrastará com a parte de cima que fica mais seca. Esta é uma técnica que é utilizada por cozinheiros conceituados, para evitar a adição de gordura ou mesmo fraca cozedura (bolo não precisa ficar cru para ficar molhado) para conseguir um bolo molhado.
Partilhem connosco as vossas receitas e fotografias de cozinhados!
Boas BricoPoupanças!